segunda-feira, 14 de julho de 2014
Über alles in der Welt
Alemanha, Alemanha, acima de todos, acima de todos no mundo, diz a primeira estrofe da "Deutsches Sang", a canção dos alemães, música esta cuja sua terceira estrofe é o hino da Alemanha, hino entoado sete vezes nos gramados brasileiros - seis vitórias e um empate - e a Alemanha se sagrou campeã do mundo pela quarta vez em sua história; primeira vez depois da unificação, já que os três títulos anteriores foram conquistados pela Alemanha Ocidental, no fatídico período que o país esteve dividido por causa da Guerra Fria.
Sobre a unificação alemã também é importante dizer que os dois primeiros jogadores à defender a seleção alemã em Copas do Mundo, que nasceram após a unificação foram Schürrle e Götze. Götze marcou o gol do título. Schürrle deu o passe para o gol de Götze. Deixemos a 'simbologia' da unificação de lado, e falemos, agora, de futebol.
O título da Alemanha foi construído a partir de um trabalho voltado para as categorias de base. Após a derrota na final em 2002 no Japão contra o Brasil, os alemães olharam para o seu futebol e buscaram corrigir o que estava errado. O resultado foi que historicamente a Alemanha focava muito o aspecto físico, deixando muitas vezes a técnica de lado. Houve uma reformulação completa, desde as categorias de base dos clubes, até o campeonato nacional, a Bundesliga, que é hoje, sem sombra de dúvidas, um dos três melhores campeonatos nacionais do mundo.
Esse título premia a inovação, premia o trabalho sério e o reinvento do futebol em uma das maiores nações futebolísticas do mundo. Apesar de não ser a maior campeã mundial, pelo menos por enquanto, a Alemanha é o time mais regular em Copas. Sempre compete em alto nível, sempre tem time pra ganhar. E agora mais do que nunca. A Alemanha hoje joga o tão falado futebol arte. A Alemanha joga bem e bonito, já há alguns anos, mesmo tendo batido na trave e não ganhando títulos, já é a há alguns anos a potência que mostrou ser no Brasil.
Eu não uso chapéu (Kung Lao não curtiu isso), mas filosoficamente, tiro o meu chapéu para o futebol alemão, para seu campeonato nacional, suas equipes e seus jogadores.
Posso também falar do extra campo, da simpatia, do carisma e da humildade demonstrado pelos jogadores alemães aqui no Brasil. Nesses fatores, os alemães também venceram a Copa... E venceram de goleada. Posso também citar a Alemanha como país, já que é um país que passou por vários desafortunos durante sua história e hoje é uma das maiores potências mundiais em várias coisas, como economia, política, educação, etc, mas esse é um blog de futebol. Não quero fugir ao tema.
Neuer, Weidenfeller, Zieler, Lahm, Hummels, Boateng, Durm, Großkreutz, Höwedes, Mertesacker, Mustafi, Draxler, Ginter, Khedira, Kroos, Thomas Müller, Özil, Schweinsteiger, Götze, Kramer, Schürrle, Podolski e Klose escreveram seu nome na história - foram tetra campeões do mundo, conquistaram um título anteriormente conquistado por nomes como Beckenbauer e Mathäus. E mereceram tudo o que conquistaram, isso que é o mais importante de dizer. Mereceram.
Também cito na lista desses nomes Reus e Gündogan, que são excelentes jogadores, mas foram cortados por lesão antes da Copa. Esses dois também fazem parte desse título, aliás, toda a Alemanha faz parte desse título. Reus foi homenagedo por seu amigo Götze, que na 'foto dos campeões' (ao lado) exibiu sua camisa. Götze e Reus são representativos desse novo futebol alemão, são jogadores de técnica pura. Técnica pura, mas sem esquecer a entrega pro time e o jogo tático.
Pra fechar, só a nível de curiosidade, todos os times que foram tetra ganharam o tetra 24 anos depois do tri. Itália, Brasil e Alemanha. O Brasil foi penta oito anos depois do tetra... Quem sabe em 2022 isso também se repete e a Alemanha conquista mais um. Eu não posso prever o futuro, mas posso afirmar que esse trabalho que se iniciou na Alemanha em 2002 já está rendendo frutos, e tem tudo pra render muito mais.
Marcadores:
alemanha,
bayern,
Borussia,
Copa do Mundo,
Copa do Mundo 2014,
Copa do Mundo Brasil,
Deutschland,
Gotze,
Mundial,
Reus,
Weltmeister,
World Champion,
World Cup 2014,
World Cup Brazil
Assinar:
Postar comentários (Atom)



Nenhum comentário:
Postar um comentário