sexta-feira, 25 de julho de 2014

De Pelé à Fred

Quem é o melhor time do mundo na atualidade, eu lhe pergunto. Com certeza a resposta de vocês, leitores, será Barcelona, Real Madrid, Bayern München... E nos últimos 10/15 anos quais os melhores times do mundo? Novamente a resposta incluirá esses 3, talvez uns opinem também o meu Manchester United (eu sou Red Devil e Cruzmaltino, pra quem não me conhece), alguns falarão também Milan, Borussia Dortmund... E NENHUM TIME BRASILEIRO. A menos, é claro, aqueles clubistas fanáticos que torcem pro Vasco e acham que esse time atual ganharia do Barcelona de goleada, fácil, fácil... Isso acontece em todos os times, mas não estou falando desses torcedores.

Nenhum time brasileiro!

Mas nem sempre foi assim.
De 48 ao fim da década de 50 o Vasco era o melhor time do mundo. Do fim da década de 50 e por toda década de 60 o Santos era o melhor time do mundo. Nesses anos tinha o Botafogo também muito cotado. Entre 1950 e 1970, período dessa hegemonia dos times brasileiros o Brasil disputou 6 Copas e ganhou 3. O melhor aproveitamento de uma seleção até hoje* - 50% dos títulos em 6 Copas disputadas.

Mas, por que isso acabou? O que aconteceu na década de 70 que mudou esse panorama? A resposta é fácil: o governo começou a intervir no esporte, apoiado pela Globo, que só noticiava o que interessava ao governo. Essa intervenção colocou times muito fracos disputando o torneio (isso aconteceu porque o governo estava colocando no c* do povo uma jeba senegalesa, então, o futebol fazia as pessoas não pensarem no país... Alienava o povo. Entraram times muito fracos, porque o governo colocou equipes do norte e do centro-oeste, que na época eram muito fracas, para disputar o campeonato nacional junto dos "grandes"). O futebol se enfraqueceu com isso pelo mesmo motivo que hoje os estaduais enfraquecem os times: não é preciso estar com uma equipe muito boa pra ir ganhando desses times, logo, há um desleixo na preparação dos times.

Esse cenário só foi piorando com o passar dos tempos. O ultimo grande time que teve no Brasil, que pode ser considerado o melhor do mundo em sua época foi o Flamengo do início da década de 80. A mídia já interferia nessa época... Começaram a se criar "jogadores bons pra imprensa", que no campo não rendia o que a Globo dizia. Porém, mesmo nesse cenário o Flamengo foi um time que olhou pra base, montou um time criado no clube, e tem todos os méritos.

E a bola de neve foi crescendo.

Vocês vão dizer que isso não está certo, já que o Brasil ganhou a Copa em 94 e 2002. Sim, está certo. Ganhou sim, mas ganhou no talento individual. Não tinha mais um grande time. Romário, Bebeto, Ronaldo, Rivaldo foram muito bons, excelentes jogadores.

Na década de 90, após o fim da ditadura, a corrupção cresce no Brasil e invade a CBF. O futebol começa a ser sucateado, sempre com conivência da Globo, que ainda vai mascarando os fatos. Ainda tinha uma sobre-vida, pois alguns times ainda olhavam pra base, formavam jogadores e montavam um time competitivo com esses juvenis. O último** exemplo de 'olhar pra base' no futebol brasileiro foi o Vasco, campeão da Libertadores em 98.

Na década de 2000 os dirigentes do futebol brasileiro conseguiram seu objetivo: encher seus bolsos de dinheiro. Esse dinheiro desviado dos clubes faz grande falta. Para se manter os times tem que vender um juvenil promissor pra Europa, e não montam mais times com crias da casa... O dinheiro fica escasso, pois há o superfaturamento de preços, tanto de jogadores como de outros itens ligados ao esporte. Os clubes brasileiros faliram.

Já não da mais pra olhar pra base, fazer peneiras, montar um time com garotos, feito os alemães fazem agora, pois os times brasileiros não tem dinheiro nem pra manter o profissional.
Eu comecei essa time-lime falando do Vasco e vou terminar falando do Vasco: em 50 tinha Eli, Danilo, Jorge e Bellini. Hoje não tem nem água.

Só sobrou uma coisa no Brasil: ainda produz bons jogadores. Não produz mais times, só jogadores espalhados, mas ainda produz excelentes jogadores. E hoje produz em quantidade muito menor do que no começo dos anos 2000. Por essa linha do tempo da pra ver que a quantidade de coisas boas no futebol brasileiro é menor a cada ano que passa... É bom a CBF abrir o olho.

Em meio a todo esse cenário ainda teve gente que se espantou com o 7 X 1 da Alemanha em cima do Brasil na semifinal da Copa, e outros, ainda mais hipócritas, tentando arrumar desculpas esfarrapadas.

É preciso mudar tudo no futebol brasileiro, mas com essa turma de ladrões na CBF e ainda a conivência da TV aberta, o futebol no Brasil vai afundando junto de todo o resto no país.

----------
* das 6 Copas que disputou entre 50 e 70 o Brasil ganhou 3 - 50%. Essa não é uma porcentagem de conquistas maior que a da Itália (66,6% entre 1930 e 1938), mas ganhou mais títulos que a Itália do pré-guerra, por isso melhor aproveitamento.

** falei que o Vasco em 98 tinha sido o último time a olhar pra base e você pode estar discordando de mim por causa do Santos de Robinho e depois o Santos de Neymar. Mas eu falei isso porque o Vasco conseguiu manter esses jogadores jogando em alto nível no seu time principal. O Santos, nesses dois casos (Robinho e Neymar) teve que vender seus jogadores pra Europa muito cedo para. Por isso não classifiquei esses dois Santos como dois times da base, e sim os inseri na frase "o Brasil ainda produz bons jogadores".

Nenhum comentário: