Quem já foi em jogo sabe que ofensas ao juiz, ao time adversário e aos jogadores adversários são as coisas mais comum que existem. Canta-se para o Fluminense "Ooo, oo, oo oooo time de viado" e para o Flamengo canta-se "ela, ela, ela, silêncio na favela", ambos cânticos preconceituosos, o primeiro se trata de preconceito homofóbico e o segundo de preconceito social, e isso é o de menos, na maioria dos casos há xingamentos diretos aos jogadores; porém, nunca houve uma investigação, uma punição, nem nada do tipo, com exceção, é claro, desse caso envolvendo a torcedora gremista (foto a cima). Um preconceito pode e outro não? Por que? Ao meu ver os casos são passíveis sim de punição civil e futebolística, mas pegar um caso pra pato é idiotice, é pra aparecer.
O povo brasileiro é preconceituoso, no dia-a-dia, tem-se preconceitos com nordestinos aqui no sudeste, tem muitos preconceitos homofóbicos, inclusive na política que "manda" no país, mas o racismo há um medo gritante que aconteça, mas acontece, o Brasil é um país racista, mesmo tentando esconder o passado escravista. "O Brasil é o país da miscigenação", "aqui não tem racismo, racismo é só lá fora", "somos todos macacos"... Tudo mentira... Tudo jargão político. O Brasil é um país racista e preconceituoso sim.
Voltando para o futebol, hoje o Grêmio foi punido, eliminado da Copa do Brasil por causa do ato da torcida. Novamente, na minha opinião, é uma punição passível de ser aplicada sim, e está certo ser aplicada, apóio a punição, o time é responsável pela sua torcida sim, principalmente sendo o mandante. Porém, como disse a cima, pegar o Grêmio pra pato é querer aparecer. Por que não pune também quem chama o Grêmio de Gaymio? E outras coisas também, muito piores que preconceito: a torcida do Corinthians já matou torcedores adversários tanto dentro quanto fora do estádio e o Corinthians nunca foi eliminado de um torneio. Matar pode, xingar não.
Sou contra todo tipo de preconceito, mas pegar um caso pra pato é pura hipocrisia. Pra encerrar:
"Jamais terás a Cruz este é meu batismo
Eu tive que lutar contra o teu racismo
Camisas Negras que guardo na memória
Glórias, lutas, vitórias essas é minha história [...]
Eu que lutei por negros e operários
Te enfrentei, venci, fiz São Januário [...]"
Um comentário:
O único acerto da história desse time.
Agr, como é ridículo ainda ter casos como esse. A falta de uma punição adequada, é realmente o maior problema? Pois de q adianta punir se o pensamento se manterá. Vejo a punição como uma solução instantânea, só para servir de exemplo. O vc acha?
Postar um comentário