quinta-feira, 22 de maio de 2014

Após a turbulenta transição, um futuro de ouro pela frente

Depois da aposentadoria do maior técnico da história do futebol mundial, o escocês Sir Alex Ferguson, o Manchester United enfrentou uma temporada difícil. A contratação do escolhido David Moyes não deu certo e o maior campeão da Inglaterra amargou a 7ª colocação na Premier League.

A temporada 2013/2014 começou com maus resultados nas cinco primeiras partidas. Além do novo treinador, três clássicos nas cinco primeiras rodadas contribuíram para esse começo ruim. O mau começou resultou na perda de confiança do e no treinador Moyes.

Mesmo com o time mal, podemos destacar pontos positivos, como a boa temporada de De Gea; a excelente contratação que foi o Juan Mata, que deu muito certo; a temporada de regular para boa de Wayne Rooney, com uma exorbitante renovação de contrato; o Valencia recuperando seu bom futebol; e, principalmente, a revelação de Januzaj, o belga que tem tudo para, daqui a alguns anos, vestir a lendária camisa 7 do clube.

No geral, o time oscilou muito. Teve uma campanha até boa na Champions... Podemos falar que jogou muito na segunda partida das oitavas, e jogou. Foi uma excelente partida, mas não podemos esquecer da primeira partida, na Grécia, que foi horrorosa. Acabou sendo eliminado nas quartas pelo Bayern, jogando de igual pra igual contra o então campeão europeu, mas, muito recuado, e quando sofreu o gol de empate na segunda partida das quartas se desesperou... Na Premier League, muito abaixo do que o United é.

A temporada ruim resultou na demissão do escolhido. Apesar da campanha, a demissão me pegou de surpresa, pois eu pensava que seria dado mais tempo para o Moyes conseguir se adaptar, afinal, o Ferguson teve cinco anos para conseguir começar a ser, no United, o monstro que foi, mas o Sir Alex já tinha uma rodagem, havia conquistado títulos, treinado a Escócia em uma Copa do Mundo... Ao contrário do Moyes, que veio muito "verde" de títulos para comandar um time gigante.

Terminou a temporada com Ryan Giggs como jogador e treinador. Ele se saiu até bem. Muitos cogitavam a possibilidade dele continuar no comando da equipe, mas, o United contratou Louis van Gaal, atual técnico da Holanda para a próxima temporada.

Van Gaal sempre foi um treinador que roda muito, e se ele ficar pouco tempo pode não ser bom pro clube... Espero que ele fique por muito tempo e que de certo na equipe. Além de contratações de peso terá que reformular a dupla de zaga, mas ele é capaz de levar o United de volta ao topo.

O clube, que há alguns anos vem faturando muito mais do que gasta, resolveu abrir os cofres, e dar ao novo técnico contratações. Os principais nomes especulados são Luke Shaw, Ivan Rakitic, Maxime Gonalons, Juan Guillermo Cuadrado, Fabio Coentrão e Kroos ou Fabregas (porque não os dois?) Não podemos esquecer, ainda, de especulações do meio da temporada, nas quais Moyes nem tentou, como Mandzukic, Reus, Garay e Koke.


Em meio as especulações, hoje, o jornal inglês Daily Mail noticiou uma contratação bem sucedida: Toni Kroos, o principal "motor" do Bayern. Quase todas, se não todas as jogadas do clube alemão passam pelos pés de Kroos, que é um excelente passador, finalizador, cobrador de faltas... Ele é bom em tudo dentro de campo. Esperaremos a assinatura do contrato, mas podem comemorar torcida Red Devil, pois podemos ter certeza que com van Gaal não ficaremos só na vontade, teremos contratações verdadeiras e de peso.

Nenhum comentário: