Após realizar a Copa do Mundo em 1950, o Brasil, maior campeão em Copas ficou 64 anos sem ter o gostinho de sediar a maior competição esportiva entre países do mundo. Porém, quando a Copa finalmente voltou para cá, esta vem encontrando uma série de protestos de grande parte da população, que não desejava que a Copa fosse aqui por causa dos graves problemas morais e sociais que esta nação possui.
Nesse post pretendo, primeiro, falar sobre os problemas deste país. Em segundo lugar falar sobre o tão polêmico "da onde vem o dinheiro pra Copa", e por fim fazer uma análise das prováveis heranças positivas e negativas que essa Copa deixará para o Brasil e para os brasileiros.
1 OS PROBLEMAS DESTE PAÍS
Ao meu ver o Brasil tem dois problemas muito graves que contribuem para o "desandar da carruagem": a impunidade e o super faturamento.
A impunidade gera o crime. Cometer um ato ilegal sabendo que ficará 40/50 anos preso e cometer o mesmo ato ilegal sabendo que não acontecerá nada com você geram duas atitudes completamente diferentes do criminoso. Em um país que pune ladrões, assassinos e outros, o crime muitas vezes diminui pelo medo do delinqüente de cumprir a pena. No Brasil, isso não ocorre.
Gerado pela impunidade temos a corrupção, grande tema de debate para a realização ou não desta Copa: OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS? A minha resposta para essa pergunta é NÃO. A SOCIEDADE QUE É CORRUPTA. A sociedade como um todo é corrupta. Antes de protestar contra a corrupção em Brasília pare e reflita: quem trabalha em um escritório que leva clipse, folha, grampo pra casa; quem vai fazer vistoria no Detran e suborna o vistoriador pra passar o carro, ou em uma blits, ou em qualquer outro lugar: VOCÊ QUE FAZ UM ATO DESSE, OU OUTRO SEMELHANTE É TÃO CORRUPTO FEITO ALGUÉM QUE DESVIA DINHEIRO PÚBLICO. Os atos que eu citei são de menores proporções, sim, mas é corrupção do mesmo jeito.
Com relação ao SUPER FATURAMENTO, este problema está presente em todas as camadas da população, e é uma bola de neve. O produtor da matéria prima quer ter 300/400 porcento de lucro, ou mais, a indústria que transforma essa matéria prima em produto revende o produto com essa mesma margem de lucro, e o mercado idem... Ou seja, as coisas chegam na casa do brasileiro 1000 vezes mais cara do que sua matéria prima, ou mais. E isso atinge diretamente o valor da Copa do Mundo. Sem falar em dinheiro desviado, vamos aos números: 1 KG DE CIMENTO É 42% MAIS BARATO NA ALEMANHA QUE NO BRASIL. A CONSTRUÇÃO DO ALLIANZ ARENA CUSTOU 800 MILHÕES, A REFORMA DO MARACANÃ MAIS DE 1 BILHÃO. É MAIS BARATO CONSTRUIR UM DOS ESTÁDIOS MAIS BONITOS E MODERNOS DO MUNDO NA ALEMANHA DO QUE REFORMAR UM ESTÁDIO VELHO NO BRASIL. O Maracanã ficou lindo, ficou... Mas porra... Sua reforma saiu mais cara que a construção do Allianz.
2 DA ONDE VEM O DINHEIRO DA COPA
A grande crítica da maioria para a realização da Copa é a utilização de dinheiro que seria melhor usado em escolas, hospitais, combate ao crime, etc, em estádios, porem O DINHEIRO QUE FOI USADO PARA A COPA, SE NÃO TIVESSE COPA, SERIA USADO PARA O POVO? A resposta dessa pergunta é NÃO. Não seria usado, pois o Brasil tem dinheiro público de sobra pra realizar dez Copas do Mundo e construir milhares de escolas junto, porém, esse dinheiro é desviado. Desviado não: ROUBADO. Não vamos suavizar o termo. O dinheiro público que foi usado na Copa se não fosse utilizado nesta seria desviado, não iria em benefício da população. E DE QUEM É A CULPA? DO POVO COMO UM TODO. Eu já falei isso a cima.
Temos outro lado da moeda interessante, que os manifestantes e opositores da Copa fingem que não existe: A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DA COPA VEM DE PATROCINADORES. ESSE DINHEIRO NÃO ENTRARIA NO BRASIL SE NÃO FOSSE PELA COPA. Só a CBF (odeio a CBF, diga-se de passagem) faturou/pretende faturar 300 milhões em patrocínio só nesse ano. Sem contar os patrocinadores da FIFA, os patrocinadores de cada estádio e os patrocinadores da Copa, como Heineken e Sony, que estão pagando e muito para ter seu nome estampado durante o torneio.
O dinheiro público que foi usado nos estádios foi usado para completar. Não seria necessário completar nada se a economia brasileira não fosse super faturada. Com preços de mercado normais, o dinheiro dos patrocinadores bastaria.
3 CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS DA COPA
Com os altos valores dos estádios e o pouco ou nenhum investimento em melhoras para a população temos a linda pérola de Ronaldo: "não se faz Copa com hospital". Eu não quero falar dessa frase, mas para crucificar ou ajudar o maior artilheiro da história das Copas (por enquanto maior artilheiro, o Klose pretende dar um creu nessa artilharia), essa frase é passível de duas interpretações: uma, a mais divulgada pelos sensacionalistas e a que (na minha opinião) o Ronaldo quis dizer é que hospitais são desnecessários, o que importa é a Copa, afinal, não se faz Copa com hospital. Porém, há uma outra possível interpretação: o importante pro povo são os hospitais e escolas, a Copa é supérflua pois não se faz Copa com hospitais. Na minha opinião, como disse acima, o Ronaldo quis dizer a primeira coisa, mas a segunda também é possível. O ponto que eu quero levantar aqui é que vocês PENSEM. NÃO REPRODUZAM OPINIÕES ALHEIAS FEITO BABACAS. ANALISEM OS VÁRIOS LADOS DE UMA TEMÁTICA, ANALISEM O CONTEXTO, REFLITAM E CHEGUEM A UMA CONCLUSÃO. NÃO SEJAM BURROS!
Como consequência negativa dessa Copa temos um possível "rombo" nos cofre públicos... Discordo disso. Esse "rombo" vem de uma péssima administração do governo, não só desse governo horroroso do PT, mas de vários governos anteriores também. A Copa contribui pra isso? Talvez sim, talvez não. Temos que colocar o que eu falei no tópico dois na balança e mais outras coisas que você leu e está na sua cabeça e chegar a uma conclusão sua. Não a conclusão que os outros querem que você chegue.
Como consequência positiva teremos estádios de primeiro mundo... Os tão mal falados estádios ficaram, imperiosos em um país que ama futebol. Infelizmente teremos elefantes brancos em Manaus e Cuiabá, pois não devia ter jogo da Copa lá, pois nem time tem. Pra mim essas duas cidades sede é um dos maiores erros dessa Copa. Outras consequências positivas serão o dinheiro que entrará com o turismo, e também grandes obras (pelo menos aqui no Rio), estão sendo feitas grandes obras de muitos quilômetros de tubulação de esgoto, novas vias públicas e embelezamento da cidade (claro que aqui no Rio a Olimpíada de 2016 também pesa, mas a Copa contribui pra isso).
Pra finalizar, um assunto também muito importante: espero que essa Copa limpe a barra do brasileiro. Pois os brasileiros são muito mau vistos lá fora. São vistos como um povo corrupto, ladrão, repleto de mulheres de vida fácil (pra não dizer "whores"). O Brasil que é o responsável por essa difamação. Um exemplo de que o Brasil é o responsável por essa difamação é que no vídeo que o Brasil fez pra FIFA em 2006 pedindo a realização da Copa aqui esse ano, aparece mais bunda nesse clipe do que em um filme pornô. Não se engane com esse discurso da mídia (lê-se Globo) de que o mundo adora os brasileiros, porque esse discurso é uma grande mentira (mais uma das grandes mentiras da imprensa - lê-se Globo).