domingo, 25 de maio de 2014

La Décima


Campeão em 1956, 1957, 1958, 1959, 1960, 1966, 1998, 2000 e 2002, o Real estava há a 12 anos sem ser campeão europeu, e "la décima" era cobiçada por todos os Madridistas.

A TEMPORADA

Esse ano, a quinta final entre times do mesmo país, e primeira final entre times da mesma cidade, tivemos, frente a frente, Atlético de Madrid X Real Madrid.

O Atlético, primo pobre da cidade, fez uma temporada brilhante. Comandado por Diego Simeone o clube conquistou o título espanhol contra o Barcelona no Camp Nou. Um time com pouco investimento em relação a seus rivais, esteve no páreo, em todas as competições que disputou. Com Diego Costa, Arda Turan, Koke, Miranda, entre outros, encantou a Espanha, a Europa e o mundo.

Já o Real Madrid, repleto de estrelas como Di Maria, Cristiano Ronaldo, Bale e Modric, não havia conquistado nenhum troféu nesta temporada. O elenco mais caro do mundo, e, por que não dizer, o melhor elenco do mundo (ao lado do Bayern) precisava de um troféu para que seu brilho fosse comprovado.

A FINAL

O jogo foi muito bom. As duas equipes jogando de igual para igual, quase o tempo todo.

Diego Costa, jogou no sacrifício, mas não agüentou, foi substituído a menos de dez minutos de jogo.

No primeiro tempo o jogo foi exatamente como Simeone queria. O Atlético saiu na frente, e jogou o seu jogo: marcando muito forte, esperando, mas sem abdicar de atacar.

Porém, no segundo a sorte do Atlético virou para o lado Madridista - os Colchoneros ficaram acuados, abrindo mão de atacar, torcendo para o jogo terminar logo, e cada vez cedendo mais espaço para o Real. O jogo continuou assim, até que no último lance da partida, o iluminado Sergio Ramos empatou a partida, levando o jogo para a prorrogação.

Na prorrogação, o já acuado Atlético praticamente não jogou, e abalado emocionalmente tomou três gols, quase que de forma consecutiva, marcados por Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo. Placar final Real 4 X 1 Atlético. REAL CAMPEÃO DA EUROPA PELA DÉCIMA VEZ.

O destaque do jogo, o melhor em campo, foi o argentino Di Maria. Ele e Bale, auxiliados por Modric, fizeram o meio de campo do Real andar. Já Cristiano Ronaldo, em sua terceira final de Liga dos Campeões, jogou na mesma função que nas duas ultimas, a de pipoqueiro, não pegando na bola, e praticamente sem entrar em campo.

Destaque também para Carlo Ancelotti, técnico do Real, que conseguiu seu terceiro título europeu, se igualando a Bob Paisley como o técnico mais vitorioso em UEFA Champions League.

sábado, 24 de maio de 2014

Revelações da Copa (Parte 1) - Toni Kroos

 Meia, técnico, cobra falta, lidera, erra pouquíssimos passes, tem um potente chute, excelente em cruzamentos, ambidestro... Essas são algumas características que definem um dos craques da seleção Alemã, Toni Kroos
  Kroos começou sua carreira aos doze anos de idade, quando fez um teste no Greifswalder (onde seu pai era o treinador) em 1997, desde pequeno o jogador já tinha uma certa habilidade com a bola, uma visão de jogo privilegiada para alguém de tão pouca idade, não demorou para que em 2002 o meia se transferisse para os juvenis do Hansa Rostock, tradicional time da Alemanha, lá ficou um tempo atuando em posições mais avançadas, como meia ofensivo e usado muitas vezes com um segundo volante, onde começava a demonstrar mais ainda seu talento, ambidestro, o meia se destacava pela precisão com ambas as pernas e seus cruzamentos encontravam facilmente qualquer destino que ele quisesse, aos poucos Kroos foi evoluindo até ser contratado para o que seria seu maior salto na carreira até então, o poderoso Bayern Munich, em 2006, ele atuou pelas jovens categorias do clube e o prêmio individual que conquistou com a seleção sub-17 da Alemanha no mesmo ano no torneio 'FIFA World Championship U-17' o fez subir para o Bayern Munich II, Kroos faturava o prêmio Golden Ball, dado ao melhor jogador do torneio e o prêmio Bronze Shoe, ao terceiro lugar da artilharia da competição.
  No Bayern Munich II, principal canteira do Bayern, Kroos se destacou mais uma vez e teve chances no time principal em 2007, dando duas assistências para os gols de Klose já na sua estreia pelo time, porém sem corresponder o esperado em outras partidas e com intuito de "pegar maturidade" foi emprestado ao Bayer Leverkusen, em 2009, Kroos teve então seu alcance como uma das revelações da Bundesliga, apontou 10 gols em 43 jogos, fora as vezes em que colocava seus companheiros de frente pro gol com extrema facilidade.

  Tal temporada extraordinária fez o meia voltar ao Bayern na temporada 2010-2011, não foi titular de cara, mas as entradas em jogo o faziam crescer cada vez mais e sua habilidade pra criar jogadas ficava cada vez mais visível, durante seu fim de contrato em 2011 a equipe Bávara decidiu renovar com o meia até junho de 2015, vínculo mantido até hoje e com uma multa rescisória de mais de 30 milhões de euros.
  Com as seguidas contusões de Schweinsteiger, Kroos ganhou mais espaço, até assumir de vez a titularidade da equipe, jogando ao lado de Scheweinsteiger quando voltou de contusão. Hoje o meia é especulado constantemente no Manchester United, os Red Devils vêm sofrendo uma forte crise e o setor do meio campo é um dos principais setores que mais sofre no time inglês, Kroos ''cairia como uma luva" no United e a pressão do time para contratar o jogador pode fazr o Bayern ter que aceitar a proposta do Manchester, somando o fato de que Kroos tem desavenças com o técnico do time bávaro, Pep Guardiola, o que facilitaria mais ainda a negociação.
  Kroos, por errar poucos passes e comandar o ritmo de jogo com uma extrema calma e facilidade pode ser um dos destaques da copa do mundo, para se ter uma noção da qualidade do meia: durante o torneio da UEFA Champions League 2013/2014, principal torneio de futebol no mundo, Kroos acertou nada mais nada menos que 99% dos passes durante uma das partidas da fase de grupos, meta absurda jamais atingida em jogos da UEFA por jogadores como Pirlo, Xavi e Iniesta.
  São inúmeras as qualidades do jogador de 24 anos, e ver um jogador de nível técnico tão alto será um privilégio aos torcedores, não só da Alemanha, mas de todos os países, durante a Copa do Mundo. O talento parece passar de geração em geração, pelo fato de Kroos ter um irmão mais novo, chamado Felix Kroos o qual vem também crescendo constantemente no mundo do futebol e no time onde atua desde 2010, o Werder Bremen.
   Em sua vida pessoal Toni Kroos mantém um relacionamento com a estudante Jessica Farber e tem um filho com a moça: Leon, nascido em agosto de 2013.

 Curtiu o artigo sobre o jogador? Em breve mais avaliações de jogadores da Copa, aqui no Blog Sem Siro!

A novidade que se repete...


      Enfim o Real consegue a tão sonhada “La decima”, enquanto que mais uma vez o Atlético deixa escapar nos minutos finais, forçando um “terceiro jogo” e termina levando quatro gols.

      Primeiramente, o jogo começou com uma equivocada escalação em ambas as equipes. Por parte do Real, a entrada de Khedira, no lugar de Xabi Alonso suspenso, fez sua segunda partida após um longo período de contusão, ficou evidente a falta de ritmo e tempo de bola, falhou no gol do Atlético e estava perdido no meio de campo. Por parte do Atlético de Madrid, um Diego Costa machucado, passou a semana se tratando com placenta de égua, e mesmo assim não deu certo, saiu aos 9 minutos do primeiro tempo. Uma atitude egoísta, em um time baseado no coletivo, que posteriormente trouxe graves consequências.

      O jogo começa, com um Real Madrid atordoado e um Atlético jogando no toque de bola e saindo com força para o ataque, porém sem grandes chances. Por parte, do Atlético, no primeiro toque ficou evidente que D. Costa não tinha melhorado assim se queimou uma alteração. Com um início muito truncado, as defesas se saiam muito bem, e com poucos lances perigosos, o primeiro gol da partida saiu em um cruzamento na área, mal cortado e com uma assistência de cabeça, Godín cabeceia e marca após a péssima saída de Casillas, sendo encoberto.

    Com o gol, o Atlético teve mais tranquilidade para jogar, enquanto que o torcedor do Real via uma tarde apagada de seus principais jogadores. Bale desperdiçou três oportunidades, Benzema assistia ao jogo, Cristiano Ronaldo pouco fez Modric não tinha espaço e assim por diante, exceto o Di Maria, o único jogador que arriscava jogadas e participava bem dos lances. Resumindo o Atlético jogava no coletivo e o Real apostava na qualidade individual de seus jogadores.

    Após as substituições, no segundo tempo, o Real foi para cima e o Atlético muito desgastado recuou, e depois de tanto atacar, aos 48 minutos, Sérgio Ramos consegue empatar, levando para a prorrogação. E assim começa o massacre (que nos remete a derrota marcante do Atlético contra o Bayern em 1974). A zaga foi muito bem o jogo inteiro, mas não resistiu ao cansaço, por não ter tido folgas, devido à disputa do campeonato espanhol, deixou espaços e o Real muito ofensivo, conseguiu aplicar uma goleada com gols de Bale (que era o pior em campo), Marcelo e Cristiano Ronaldo de pênalti. Sérgio Ramos, Di Maria, Gabi, Koke, Gabi, Godín, Miranda (Felipão teve um AVC com essa atuação), Juanfran e Filipe Luís (Felipão teve outro AVC e é duvida para a copa) fizeram uma excelente partida e devem ser destacados.

    Pode não ter sido justo, mas quem disse e que é para ser? O Atlético deve ser parabenizado pelo ano, mas falhou. Não arriscou como deveria e priorizou o espanhol, mas como nós brasileiros, sofremos com a síndrome de Davi, torcemos pelos mais fracos.

      Mas, o que fica para a história, é o time campeão e assim o Real será lembrado, e tendo em mente as características das equipes, o melhor para o futebol aconteceu. Como vivemos um futebol chato marcado pela tática, o mais óbvio aconteceu, o ataque ganhou. E como diz o ditado, “a melhor defesa é o ataque”, o que me resta é parabenizar essas equipes e aos jogadores que pareciam gladiadores no coliseu, se entregaram ao máximo e devem ter o reconhecimento de seus torcedores.

Argentina, possível campeã.


       Após anos de expectativas, 2014 tem tudo para ser o ano da seleção argentina. Desde 1990, a equipe nunca chegou ao mundial com tantas chances de ganhar. Um time tecnicamente muito forte, conta com um dos melhores jogadores da história, e um ataque muito poderoso. Após uma boa campanha nas eliminatórias, o sentimento dos torcedores mudou em relação ao Messi. Com jogos convincentes, terminaram em primeiro após muito tempo de hegemonia brasileira, lembrando que o Brasil já classificado não participou.

       Pontos favoráveis para a Argentina ser campeã:

1.       Um ataque dos sonhos;

      Messi, Aguero e Higuaín, um trio que joga na Europa há muito tempo, o Messi desde os 13 anos, são jogadores com características diferentes, porém juntos se completam. Messi tirando o jogo aéreo é completo. Aguero, um grande finalizador e tem um arranque forte. Higuaín, bom nas bolas aéreas e serve como referência para prender os zagueiros.

2.       Um meio campo consistente:

       Volantes de contenção e meias de muito talento, assim se resume o “centro de comando” da seleção argentina. O melhor ano da carreira de Di Maria é um dos grandes trunfos e chega com muita confiança para a copa. Macherano, Gago e outros darão a segurança e a liberdade para o time atacar.

3.       Uma zaga coerente:

      Não é a melhor zaga do mundial, porém não é tão ruim como é dito por aí. Demichelis, apesar de ter feito a falta e sido expulso contra o Barcelona, fez uma boa temporada pela equipe do City, assim como seu companheiro de clube, o lateral Zabaleta. Garay, um bom nome na equipe do Benfica, zagueiro titular e campeão português e vice da copa da UEFA. Federico Fernández, uma campanha razoável pelo Napoli, assim como o Campagnaro pela Inter, é um jogador bom na bola aérea. E o Rojo do Sporting é um lateral esquerdo que pode até ser improvisado como terceiro zagueiro.

4.       A ascensão do Messi com a camisa da seleção:

     Após muitas temporadas de desconfiança, enfim ele consegue uma boa sequência de jogos e convencendo. Messi por nunca ter vestido profissionalmente, a camisa de um time argentino, sempre foi criticado e visto como fiel a outro país. E hoje é a maior esperança e o orgulho da “Nação” argentina, ao lado do Papa.


 Porém nem tudo é perfeito...

Possui três goleiros fracos, que juntando não dão o Júlio Cesar, pode ser difícil de acreditar, mas é a realidade. Tendo, Romero como titular, cada ataque adversário é um calafrio para o torcedor.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Troféu Giuseppe Meazza 2014 - Indicados

O Troféu Giuseppe Meazza irá premiar os melhores jogadores e técnicos da temporada 2013/2014.

Confira os indicados, por categoria. Para votar, comente quem você quer que ganhe em cada categoria aqui, ou no link do vídeo no YouTube. Vote no vencedor, ou faça um top 3/Top 5... A votação fica a sua escolha e critério, mas participe.

Dia 15/06/2014 teremos os vencedores.

REVELAÇÃO DA TEMPORADA


Indicados:
- Adnan Januzaj (Manchester United)
- Erik Durm (Borussia Dortmund)
- Gerard Deulofeu (Everton)
- Viktor Fischer (Ajax)
- Zakaria Bakkali (PSV)

MELHOR TÉCNICO


Indicados:
- Antonio Conte (Juventus)
- Brendan Rodgers (Liverpool)
- Carlo Ancelotti (Real Madrid)
- Diego Simeone (Atletico de Madrid)
- Manuel Pellegrini (Manchester City)
- Pep Guardiola (Bayern München)

MELHOR GOLEIRO



Indicados:
- David De Gea (Manchester United)
- Gianluigi Buffon (Juventus)
- Iker Casillas (Real Madrid)
- Manuel Neuer (Bayern München)
- Petr Cech (Chelsea)
- Roman Weidenfeller (Borussia Dortmund)
- Simon Mignolet (Liverpool)
- Thibaut Courtois (Atlético de Madrid)

MELHOR ZAGUEIRO



Indicados:
- Dante (Bayern München)
- David Luiz (Chelsea)
- Diego Godín (Atlético de Madrid)
- Mats Hummels (Borussia Dortmund)
- Miranda (Atlético de Madrid)
- Pepe (Real Madrid)
- Sérgio Ramos (Real Madrid)
- Thiago Silva (PSG)

MELHOR LATERAL



Indicados:
- Daniel Carvajal (Real Madrid)
- David Alaba (Bayern München)
- Filipe Luis (Atlético de Madrid)
- Leighton Baines (Everton)
- Mattia De Sciglio (Milan)
- Philipp Lahm (Bayern München)

MELHOR MEIA



Indicados:
- Andrea Pirlo (Juventus)
- Ángel Di María (Real Madrid)
- Arda Turan (Atlético de Madrid)
- Arjen Robben (Bayern München)
- Arturo Vidal (Juventus)
- David Silva (Manchester City)
- Eden Hazard (Chelsea)
- Luka Modric (Real Madrid)
- Marco Reus (Borussia Dortmund)
- Mesut Özil (Arsenal)
- Oscar (Chelsea)
- Philippe Coutinho (Liverpool)
- Steven Gerrard (Liverpool)
- Toni Kroos (Bayern München)
- Xabi Alonso (Real Madrid)
- Yaya Touré (Manchester City)

MELHOR ATACANTE



Indicados:
- Alfred Finnbogason (Heerenveen)
- Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
- Diego Costa (Atlético de Madrid)
- Falcao Garcia (Monaco)
- Gareth Bale (Real Madrid)
- Karim Benzema (Real Madrid)
- Lionel Messi (Barcelona)
- Luis Suarez (Liverpool)
- Neymar Jr. (Barcelona)
- Robert Lewandowski (Borussia Dortmund)
- Sergio Agüero (Manchester City)
- Zlatan Ibrahimovic (PSG)

MELHOR JOGADOR DA TEMPORADA



Indicados:
- Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
- Diego Costa (Atlético de Madrid)
- Luis Suarez (Liverpool)

Troféu Giuseppe Meazza

Todo ano, no dia 15 de junho o Sem Siro Blog Clube irá premiar os melhores técnicos e jogadores da temporada européia.

Giuseppe Meazza foi ídolo na Inter de Milão. Bicampeão mundial pela Itália em 1934 e 1938, marcou época por suas fintas e por seu futebol encantador. O estádio San Siro, na cidade de Milão, oficialmente recebe seu nome - Estádio Giuseppe Meazza.

Troféu Giuseppe Meazza 2014
Indicados | Vencedores

Toni Kroos diz que não está assinando com o United

Depois da notícia que Kroos havia acertado com o Manchester United, divulgada pelo Daily Mail e re-divulgada por milhares de jornais, sites e blogs (inclusive o Sem Siro Blog Clube), Toni Kroos deu uma declaração dizendo que não está assinando com o United e continuará no Bayern.

Essa novela já dura desde o meio da temporada 2013/2014, quando houve a primeira tentativa de contratação do craque alemão.

Aguardaremos a continuação dessa novela.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Após a turbulenta transição, um futuro de ouro pela frente

Depois da aposentadoria do maior técnico da história do futebol mundial, o escocês Sir Alex Ferguson, o Manchester United enfrentou uma temporada difícil. A contratação do escolhido David Moyes não deu certo e o maior campeão da Inglaterra amargou a 7ª colocação na Premier League.

A temporada 2013/2014 começou com maus resultados nas cinco primeiras partidas. Além do novo treinador, três clássicos nas cinco primeiras rodadas contribuíram para esse começo ruim. O mau começou resultou na perda de confiança do e no treinador Moyes.

Mesmo com o time mal, podemos destacar pontos positivos, como a boa temporada de De Gea; a excelente contratação que foi o Juan Mata, que deu muito certo; a temporada de regular para boa de Wayne Rooney, com uma exorbitante renovação de contrato; o Valencia recuperando seu bom futebol; e, principalmente, a revelação de Januzaj, o belga que tem tudo para, daqui a alguns anos, vestir a lendária camisa 7 do clube.

No geral, o time oscilou muito. Teve uma campanha até boa na Champions... Podemos falar que jogou muito na segunda partida das oitavas, e jogou. Foi uma excelente partida, mas não podemos esquecer da primeira partida, na Grécia, que foi horrorosa. Acabou sendo eliminado nas quartas pelo Bayern, jogando de igual pra igual contra o então campeão europeu, mas, muito recuado, e quando sofreu o gol de empate na segunda partida das quartas se desesperou... Na Premier League, muito abaixo do que o United é.

A temporada ruim resultou na demissão do escolhido. Apesar da campanha, a demissão me pegou de surpresa, pois eu pensava que seria dado mais tempo para o Moyes conseguir se adaptar, afinal, o Ferguson teve cinco anos para conseguir começar a ser, no United, o monstro que foi, mas o Sir Alex já tinha uma rodagem, havia conquistado títulos, treinado a Escócia em uma Copa do Mundo... Ao contrário do Moyes, que veio muito "verde" de títulos para comandar um time gigante.

Terminou a temporada com Ryan Giggs como jogador e treinador. Ele se saiu até bem. Muitos cogitavam a possibilidade dele continuar no comando da equipe, mas, o United contratou Louis van Gaal, atual técnico da Holanda para a próxima temporada.

Van Gaal sempre foi um treinador que roda muito, e se ele ficar pouco tempo pode não ser bom pro clube... Espero que ele fique por muito tempo e que de certo na equipe. Além de contratações de peso terá que reformular a dupla de zaga, mas ele é capaz de levar o United de volta ao topo.

O clube, que há alguns anos vem faturando muito mais do que gasta, resolveu abrir os cofres, e dar ao novo técnico contratações. Os principais nomes especulados são Luke Shaw, Ivan Rakitic, Maxime Gonalons, Juan Guillermo Cuadrado, Fabio Coentrão e Kroos ou Fabregas (porque não os dois?) Não podemos esquecer, ainda, de especulações do meio da temporada, nas quais Moyes nem tentou, como Mandzukic, Reus, Garay e Koke.


Em meio as especulações, hoje, o jornal inglês Daily Mail noticiou uma contratação bem sucedida: Toni Kroos, o principal "motor" do Bayern. Quase todas, se não todas as jogadas do clube alemão passam pelos pés de Kroos, que é um excelente passador, finalizador, cobrador de faltas... Ele é bom em tudo dentro de campo. Esperaremos a assinatura do contrato, mas podem comemorar torcida Red Devil, pois podemos ter certeza que com van Gaal não ficaremos só na vontade, teremos contratações verdadeiras e de peso.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Sem Siro Blog Clube - CONTATO

Dúvida? Crítica? Sugestão?
Entre em contato com o blog pelo email semsiroblogclube@gmail.com
Não deixe de comentar nos posts, sempre responderemos :D

Se os times do Brasil fossem personagens de Game of Thrones

As Crônicas de Gelo e Fogo é um dos maiores sucessos da atualidade, tanto em termos de livro, quanto sua adaptação para TV, a série Game of Thrones da HBO.
Resolvi fazer uma comparação, de brincadeira, entre personagens da série e os clubes brasileiros:



segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pirlo: "Vovô" em excelente forma surpreende até o mais fanático bianconeri

 Andrea Pirlo, este é o nome do volante, pra não dizer mágico, que atua pela Juventus. Quem diria que o franzino e baixinho Pirlo, que iniciou sua carreira profissional no modesto Brescia até surpreender na Internazionale, onde atuava como segundo atacante, se tornaria um dos maiores craques do mundo. De "jovem maestro" à ''mágico da bola" não demorou muito para acontecer, Pirlo preparava seu maior salto na carreira, após voltar ao Brescia e passar pelo Reggina, Pirlo decidiu seu novo destino, a forte equipe do Milan o recebeu de braços abertos em 2001, quando Pirlo reinventava seu futebol atuando agora pelo meio e posteriormente como um regista, foram 10 anos atuando com a camisa vermelha e preta italiana, ainda jovem surpreendia os maiores críticos, que viam no menino um potencial absurdo pra se tornar um craque.
 Exímio cobrador de falta, dono de uma mobilidade incrível (e ainda tem gente que diz que ele não se mexe), e com uma precisão pra lançamentos que com certeza não deste mundo, o camisa 21 se preparava pra ganhar títulos e assim os fez em 2002-2003 quando faturou a Coppa da Itália e a tão vislumbrada "orelhuda", apelido dado ao troféu da Uefa Champions League, com uma máquina de jogar bola o Milan chegava mais uma vez no seu auge. Mas um dia a idade avançada chega para todos e Pirlo foi começando a acumular lesões, que já o deixavam meses fora do gramado, já com a senhora aposentadoria batendo a porta Pirlo ousou mais uma vez e como faz em campo preparou seu mais novo salto, um ato de ousadia, sua ida para a Juventus, alguns rossoneri concordavam com a partida de um dos ídolos do clube, já que pouco atuava pelo clube, bastou uma temporada na Juve para os rossoneros o chamarem de novo para o clube, pedido esse recusado. Pirlo foi campeão e um dos destaques do tanque de guerra armado por Antonio Conte, hoje se encaminha para sua quarta temporada na Juve e pra manter a forma o craque fez nada mais nada menos que sete gols nessa temporada que chegou ao fim, todos de falta. Pra reforçar mais ainda que tem futebol pra colocar muitos jovens "no chinelo", o meia aceitou participar da Copa do Mundo 2014 e quem ganha com isso também são os torcedores, que poderão ver um Pirlo, ao auge dos seus 35 anos, desfilando sua classe pelo gramado e colocando quem quiser de frente pro gol.

domingo, 18 de maio de 2014

Milan faz sua parte, mas vitória do Parma tira o sonho dos rossoneri

Neste domingo (18) o Milan recebeu em casa a modesta equipe do Sassuolo pela 38ª rodada do Calcio, em um jogo repleto de expulsões e decisões para a equipe milanesa.
  O Milan precisava da vitória e a escalação um tanto quanto "fechada" de Seedorf deixou alguns milanistas com um ''duplo nervosismo'', isto porque o técnico holandês fez algo inesperado ao iniciar a partida com três volantes: De Jong, Montolivo e Muntari. Não demorou muito para a preocupação da torcida esfriar, pois o ganês Sulley Muntari abriu o placar aos dois minutos de jogo, os deuses do futebol pareciam estar jogando ao lado do Milan, o time tomou conta da partida e a equipe já rebaixada do Sassuolo não conseguia levar perigo ao time rubro-negro e as constantes arrancadas do marroquino Taarabt desestabilizavam a defesa fragilizada do Sassuolo, tal perturbação ocasionou numa falta, cobrada por nada mais nada menos que o holandês De Jong, um dos destaques da péssima temporada do Milan, a bola ainda contou com um desvio na barreira antes de entrar no gol de Pomini. 
 No segundo tempo o desespero do Sassuolo para se despedir da Serie A de cabeça erguida tomava contornos e pro outro lado o nervosismo de alguns jogadores do Milan também. Não demorou para Méxes, que já tinha cartão amarelo desde o primeiro tempo, ser expulso de jogo aos vinte e três minutos, o Sassuolo passou a atacar mais ainda e a pressão aumentava porém aos 41 Cannavaro também é colocado para fora de campo pela falta cometida em El Shaarawy, o jogo voltou a ficar com número de jogadores iguais, mas isso não demorou muito, aos 43 em rápido contra ataque do Sassuolo o jovem lateral De Sciglio deslizou no chão e deu um leve toque na bola, na interpretação do árbitro: pênalti e cartão vermelho para o camisa dois. O jogo reiniciou com mais três minutos de acréscimo e o Milan pagou pela péssima campanha que fez perdendo a vaga para o Parma, que venceu seu duelo contra o Livorno com dois gols de Amauri. Os pontos positivos do jogo ficam por conta de mais uma boa exibição de El Shaarawy e Mario Balotelli, que vieram do banco de reservas. 

 SOLUÇÃO A CAMINHO...
  Especulações tomam conta dos corredores do Milan. Seedorf deve realmente sair e dar espaço à Spalletti, que traz na sua bagagem o lateral-esquerdo Criscito. Além dele, o meia Tadic, do Twente e o lateral Vrsaljko, do Genoa e o jovem goleiro Nardi, do Nancy, devem reforçar o clube rossonero. Ainda podem ocorrer as confirmações de Taarabt e Rami, jogadores emprestados pelo QPR e Valência, respectivamente, em caso da saída do zagueiro francês o seu substituto deverá ser o brasileiro Alex, atualmente no PSG, que chegaria de graça.

Atlético de Madrid organização e equilibrio


      O que dizer de um time que consegue ser campeão de uma liga nacional que tem Barcelona e Real Madrid? E se o principal jogo, a “final” for dentro do Camp Nou e não sentir a pressão? E o que falar se esse mesmo time for finalista da champions league? Bom isso é o que pensamos, quando falamos do Atlético de Madrid, um time que não tem tanto poderio econômico como seu vizinho “real”, porém certeiro na montagem de seu limitado elenco.

       Como diz o ditado, “todo grande time, começa com um grande goleiro”, não é diferente com o Atlético, que conta o goleiro titular da seleção belga, que de rejeitado no Chelsea entra para a história do clube como um dos melhores. Dois zagueiros importados da América, Godín e Miranda que não são jogadores de classe ou uma saída de bola refinada, porém o que fazem é essencial para esse time, bons na bola aérea e duros na marcação. Laterais que atacam e defendem bem e de forma regular, dificilmente você verá uma partida fraca tecnicamente do Filipe Luis, o que não é diferente do lateral direito Juanfran. Assim se é formado uma parte do sistema defensivo da equipe, uma parte, pois o time todo faz parte desse sistema.

      O meio campo não tem um grande destaque individual, é um setor compacto e de muita pressão tanto na marcação quanto no ataque. O jogador mais técnico é o Arda Turan que não é um meio campo clássico, mas esse turco ataca muito bem. Koke, Tiago, Gabi, Diego e Raul Garcia são jogadores medianos que cumprem muito bem a proposta tática do técnico. Um ataque com o disputado Diego Costa, e o renegado no Barcelona Villa. Diego Costa que é o destaque da equipe, é o artilheiro e chegou a ser disputado entre Brasil e Espanha, escolheu defender a Espanha por ser o país que lhe deu grandes oportunidades e está perto, senão certo de ir para o Chelsea da Inglaterra.

      E o mais importante para essa grande temporada, o técnico argentino e ex-jogador da equipe, Diego Simeone, tem o time nas mãos implantou uma filosofia de um coletivo, em que, todos ganham, todos perdem. Um time de muita raça e intensidade como pode ser visto na condição física de cada jogador nesse fim de temporada. Um sistema realmente defensivo, porém que joga e convence, não é um ônibus estacionado na área, como diria Mourinho. E que conta com uma torcida apaixonada o que os diferem dos outros times espanhóis. Essa conjuntura nos faz refletir como o futebol é um jogo coletivo, e quanto interfere um técnico em uma equipe e por tudo o que fez Simeone tem todos os méritos para ser eleito o melhor técnico da temporada. Parabéns Atlético de Madrid!

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Entre protestos, manifestações e divergências, uma Copa do Mundo

Após realizar a Copa do Mundo em 1950, o Brasil, maior campeão em Copas ficou 64 anos sem ter o gostinho de sediar a maior competição esportiva entre países do mundo. Porém, quando a Copa finalmente voltou para cá, esta vem encontrando uma série de protestos de grande parte da população, que não desejava que a Copa fosse aqui por causa dos graves problemas morais e sociais que esta nação possui.

Nesse post pretendo, primeiro, falar sobre os problemas deste país. Em segundo lugar falar sobre o tão polêmico "da onde vem o dinheiro pra Copa", e por fim fazer uma análise das prováveis heranças positivas e negativas que essa Copa deixará para o Brasil e para os brasileiros.

1 OS PROBLEMAS DESTE PAÍS

Ao meu ver o Brasil tem dois problemas muito graves que contribuem para o "desandar da carruagem": a impunidade e o super faturamento.

A impunidade gera o crime. Cometer um ato ilegal sabendo que ficará 40/50 anos preso e cometer o mesmo ato ilegal sabendo que não acontecerá nada com você geram duas atitudes completamente diferentes do criminoso. Em um país que pune ladrões, assassinos e outros, o crime muitas vezes diminui pelo medo do delinqüente de cumprir a pena. No Brasil, isso não ocorre.

Gerado pela impunidade temos a corrupção, grande tema de debate para a realização ou não desta Copa: OS POLÍTICOS SÃO CORRUPTOS? A minha resposta para essa pergunta é NÃO. A SOCIEDADE QUE É CORRUPTA. A sociedade como um todo é corrupta. Antes de protestar contra a corrupção em Brasília pare e reflita: quem trabalha em um escritório que leva clipse, folha, grampo pra casa; quem vai fazer vistoria no Detran e suborna o vistoriador pra passar o carro, ou em uma blits, ou em qualquer outro lugar: VOCÊ QUE FAZ UM ATO DESSE, OU OUTRO SEMELHANTE É TÃO CORRUPTO FEITO ALGUÉM QUE DESVIA DINHEIRO PÚBLICO. Os atos que eu citei são de menores proporções, sim, mas é corrupção do mesmo jeito.

Com relação ao SUPER FATURAMENTO, este problema está presente em todas as camadas da população, e é uma bola de neve. O produtor da matéria prima quer ter 300/400 porcento de lucro, ou mais, a indústria que transforma essa matéria prima em produto revende o produto com essa mesma margem de lucro, e o mercado idem... Ou seja, as coisas chegam na casa do brasileiro 1000 vezes mais cara do que sua matéria prima, ou mais. E isso atinge diretamente o valor da Copa do Mundo. Sem falar em dinheiro desviado, vamos aos números: 1 KG DE CIMENTO É 42% MAIS BARATO NA ALEMANHA QUE NO BRASIL. A CONSTRUÇÃO DO ALLIANZ ARENA CUSTOU 800 MILHÕES, A REFORMA DO MARACANÃ MAIS DE 1 BILHÃO. É MAIS BARATO CONSTRUIR UM DOS ESTÁDIOS MAIS BONITOS E MODERNOS DO MUNDO NA ALEMANHA DO QUE REFORMAR UM ESTÁDIO VELHO NO BRASIL. O Maracanã ficou lindo, ficou... Mas porra... Sua reforma saiu mais cara que a construção do Allianz.

2 DA ONDE VEM O DINHEIRO DA COPA

A grande crítica da maioria para a realização da Copa é a utilização de dinheiro que seria melhor usado em escolas, hospitais, combate ao crime, etc, em estádios, porem O DINHEIRO QUE FOI USADO PARA A COPA, SE NÃO TIVESSE COPA, SERIA USADO PARA O POVO? A resposta dessa pergunta é NÃO. Não seria usado, pois o Brasil tem dinheiro público de sobra pra realizar dez Copas do Mundo e construir milhares de escolas junto, porém, esse dinheiro é desviado. Desviado não: ROUBADO. Não vamos suavizar o termo. O dinheiro público que foi usado na Copa se não fosse utilizado nesta seria desviado, não iria em benefício da população. E DE QUEM É A CULPA? DO POVO COMO UM TODO. Eu já falei isso a cima.

Temos outro lado da moeda interessante, que os manifestantes e opositores da Copa fingem que não existe: A MAIOR PARTE DO DINHEIRO DA COPA VEM DE PATROCINADORES. ESSE DINHEIRO NÃO ENTRARIA NO BRASIL SE NÃO FOSSE PELA COPA. Só a CBF (odeio a CBF, diga-se de passagem) faturou/pretende faturar 300 milhões em patrocínio só nesse ano. Sem contar os patrocinadores da FIFA, os patrocinadores de cada estádio e os patrocinadores da Copa, como Heineken e Sony, que estão pagando e muito para ter seu nome estampado durante o torneio.

O dinheiro público que foi usado nos estádios foi usado para completar. Não seria necessário completar nada se a economia brasileira não fosse super faturada. Com preços de mercado normais, o dinheiro dos patrocinadores bastaria.

3 CONSEQUÊNCIAS POSITIVAS E NEGATIVAS DA COPA

Com os altos valores dos estádios e o pouco ou nenhum investimento em melhoras para a população temos a linda pérola de Ronaldo: "não se faz Copa com hospital". Eu não quero falar dessa frase, mas para crucificar ou ajudar o maior artilheiro da história das Copas (por enquanto maior artilheiro, o Klose pretende dar um creu nessa artilharia), essa frase é passível de duas interpretações: uma, a mais divulgada pelos sensacionalistas e a que (na minha opinião) o Ronaldo quis dizer é que hospitais são desnecessários, o que importa é a Copa, afinal, não se faz Copa com hospital. Porém, há uma outra possível interpretação: o importante pro povo são os hospitais e escolas, a Copa é supérflua pois não se faz Copa com hospitais. Na minha opinião, como disse acima, o Ronaldo quis dizer a primeira coisa, mas a segunda também é possível. O ponto que eu quero levantar aqui é que vocês PENSEM. NÃO REPRODUZAM OPINIÕES ALHEIAS FEITO BABACAS. ANALISEM OS VÁRIOS LADOS DE UMA TEMÁTICA, ANALISEM O CONTEXTO, REFLITAM E CHEGUEM A UMA CONCLUSÃO. NÃO SEJAM BURROS!

Como consequência negativa dessa Copa temos um possível "rombo" nos cofre públicos... Discordo disso. Esse "rombo" vem de uma péssima administração do governo, não só desse governo horroroso do PT, mas de vários governos anteriores também. A Copa contribui pra isso? Talvez sim, talvez não. Temos que colocar o que eu falei no tópico dois na balança e mais outras coisas que você leu e está na sua cabeça e chegar a uma conclusão sua. Não a conclusão que os outros querem que você chegue.

Como consequência positiva teremos estádios de primeiro mundo... Os tão mal falados estádios ficaram, imperiosos em um país que ama futebol. Infelizmente teremos elefantes brancos em Manaus e Cuiabá, pois não devia ter jogo da Copa lá, pois nem time tem. Pra mim essas duas cidades sede é um dos maiores erros dessa Copa. Outras consequências positivas serão o dinheiro que entrará com o turismo, e também grandes obras (pelo menos aqui no Rio), estão sendo feitas grandes obras de muitos quilômetros de tubulação de esgoto, novas vias públicas e embelezamento da cidade (claro que aqui no Rio a Olimpíada de 2016 também pesa, mas a Copa contribui pra isso).

Pra finalizar, um assunto também muito importante: espero que essa Copa limpe a barra do brasileiro. Pois os brasileiros são muito mau vistos lá fora. São vistos como um povo corrupto, ladrão, repleto de mulheres de vida fácil (pra não dizer "whores"). O Brasil que é o responsável por essa difamação. Um exemplo de que o Brasil é o responsável por essa difamação é que no vídeo que o Brasil fez pra FIFA em 2006 pedindo a realização da Copa aqui esse ano, aparece mais bunda nesse clipe do que em um filme pornô. Não se engane com esse discurso da mídia (lê-se Globo) de que o mundo adora os brasileiros, porque esse discurso é uma grande mentira (mais uma das grandes mentiras da imprensa - lê-se Globo).

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Seedorf, Milan, Berlusconi e confusão garantida nos bastidores rossonero

 Não é surpresa pra ninguém que Clarence Seedorf, atual técnico do Milan, está sofrendo constantes perseguições no time que treina. Nessa quinta-feira, dia 15, os rumores de uma possível saída do treinador deixaram surpresos os torcedores mais fanáticos do clube italiano, isso se deve ao fato de ser especulado um possível retorno do técnico Carlo Ancelotti ao comando do time, ao lado dele foi também especulado o treinador Luciano Spalletti, que deixou de treinar a equipe do Zenit e está sem clube.
 Apesar de contar com um certo apoio da torcida, Seedorf realmente poderá deixar o cargo, os últimos números não são ruins, o futebol apresentado não vem sendo tão desagradável, como nos últimos anos de Allegri, e ainda por cima a formação tática usada pelo holandês agrada bastante grande parte dos torcedores. Então o que há de errado? Listamos abaixo três motivos que farão você entender melhor o motivo da demissão de Clarence:


1 - CONSTANTES DESENTENDIMENTOS COM SILVIO BERLUSCONI

 Várias vezes na mídia se pode ver Berlusconi criticando o trabalho do holandês, o presidente ainda teria quebrado um acordo com o técnico onde havia prometido uma determinada quantia para ser gasta por Seedorf ao fim da temporada com o objetivo de montar a equipe com seus próprios jogadores, a palavra não foi cumprida e o presidente cortou o valor prometido. Apesar de saber disto, Seedorf não demonstra interesse de deixar o clube e quer continuar como técnico do vitorioso clube.
 Mais atualmente as exigências de Berlusconi aumentaram e o presidente se mostrou infeliz com o fato da equipe não conseguir se classificar para uma competição européia, coisa que ainda dá tempo de conseguir já que o Milan joga a última partida contra a Atalanta e cruza os dedos para uma derrota de Parma e Torino.

2 - SEEDORF X MONTOLIVO
  Para piorar a situação de Seedorf uma constante disputa interna, outra, toma conta dos vestiários rossonero, tudo pelo fato de uma possível rixa entre Montolivo (atual capitão do Milan) e o próprio Seedorf. Durante o jogo contra o Catania, Seedorf teria escalado Montolivo contra sua vontade, depois foi descoberto que a presença do capitão em campo foi uma ordem direta de Berlusconi. A partir daí mais uma briga fora formada e pra piorar a situação do holandês, Montolivo fez o gol da vitória e deu o resultado de 1x0 para o Milan.

3 - ESCALAÇÕES INCONSTANTES
 Outro problema, esse também visto por torcedores, são as escalações usadas por Seedorf. O técnico não costuma seguir um padrão definido, o que se sabe é que Kaká, De Jong e Abbiati são os titulares absolutos no time, o auge desse problema veio na última rodada, na qual o Milan precisava de uma vitória pra se manter mais vivo ainda na disputa pela última vaga da Europa League, Seedorf preferiu começar o jogo com o marroquino Taarabt no banco, um dos "mascotes" da torcida. Porém Seedorf agiu bem em outra parte, colocando o italiano El Shaarawy no segundo tempo no lugar do apagado japonês Keisuke Honda, a entrada do "faraó" fez a torcida se animar, mas a dirigência novamente não gostou nem um pouco de ver Taarabt no banco, ele ainda chegou a entrar na partida e dar mais movimentação à equipe, mas seu esforço não valeu a vitória e o Milan saiu derrotado por 2x1 pela Atalanta.

 São basicamente estes três argumentos que nos faz pensar que a saída de Seedorf é praticamente inevitável, ainda há a última rodada para acontecer, o jeito será aguardar para ver o fim desta novela, mais uma depois da de Kaká no começo do ano e da do japonês Honda. E para você, Seedorf sai ou fica?