quarta-feira, 18 de junho de 2014

Adios España

A campeã do mundo Espanha fez uma Copa do Mundo muito abaixo da que fez em 2010, sendo eliminada na primeira fase. Esse post visa analisar o que aconteceu com a Espanha.

Para iniciar o post, quero ressaltar que eu já havia falado aqui no post que fiz a prévia da Copa que a Espanha não era mais a mesma de 2010, não tinha mais a mesma paciência para envolver os adversários, o mesmo toque de bola, além da idade estar pesando em alguns jogadores, como Xavi.

Isso que eu havia falado aconteceu mas não foi só isso. A Espanha foi pife. Só quem procurou jogar nos dois jogos foi Iniesta e David Silva. Diego Costa quando acionado buscava fazer algo, mas sem o brilho que teve no Atlético de Madrid, além disso, a bola chegou pouco.

Sem desmerecer os adversários, Holanda e Chile, que jogaram muito, a Espanha foi muito mal, tinha ter feito mais.

Com relação a escalação, as substituições e a convocação, o técnico não levou o Carvajal, lateral direito do Real Madrid, que fez uma excelente temporada, foi campeão europeu, mas acabou sendo cortado, dando lugar a Azpilicueta, reserva do Chelsea. Havia no elenco, também, Juanfran que fez uma boa temporada pelo Atlético de Madrid, mas mesmo assim Azpilicueta, que é fraco, acabou jogando.

Xavi fez uma péssima primeira partida, não vinha fazendo uma boa temporada, e acabou indo corretamente pra reserva no segundo jogo, mas a substituição foi errada. Era pra ter jogado Juan Mata, não o Pedro e, muito menos, colocar o Cazorla substituindo o Pedro, não colocando o Mata em momento nenhum da partida contra o Chile.

É claro que não pode culpar um ou dois jogadores, nem o técnico, mas a Espanha errou, como um todo, e acabou saindo feio.

Com relação ao esquema tático, o toque de bola é muito bonito, mas não vem dando certo desde a Copa das Confederações. Na minha opinião isso acontece porque Pep Guardiola não é mais o treinador do Barcelona. O Pep, indiretamente, treinava o toque de bola no Barcelona, e os jogadores do Barcelona acabavam levando essa troca de passes para a seleção.

Um time tem que ter mais de uma forma de vencer, a Espanha vem só se baseando no toque de bola e só ter uma forma de jogar é muito pouco para alguém ser campeão do mundo... Deu certo em 2010, mas era um outro momento. 4 anos atrás o tic-taca encantou, mas hoje é muito pouco.

Nenhum comentário: