Espanhol, italiano, inglês, brasileiro, argentino? Nada disso, o personagem de hoje é croata, isso mesmo, atua em um país que vem crescendo no seu futebol. O meia Ivan Rakitic, de 26 anos de idade, acaba de acertar (por meio de empresários e agentes) sua transferência para o Barcelona, mas o que fez o time catalão virar seus olhos para "um croata"?! Tentarei explicar de onde vem a tranquilidade, precisão e disposição desse grande jogador que aos poucos vem ganhando destaque mundial.
Rakitic começou sua carreira no simpático, famoso e gigante suíço, Basel. Aos poucos foi desenvolvendo seu futebol, jogando um pouco mais adiantado, perto dos atacantes, Rakitic fez 33 jogos e balançou as redes 11 vezes. Individualmente Rakitic ainda faturou o prêmio de melhor jogador jovem da Super League e o gol mais bonito da Suíça contra a equipe do St. Gallen, ambos prêmios na temporada 2006/07.
Tendo feito exibições fantásticas com a camisa do clube suíço, o jovem meia queria mais visibilidade, e foi o que conseguiu no dia 22 de junho de 2007, ao ser anunciado pelo Schalke 04 em uma compra realizada pelos alemães de 5 milhões de euros. Na sua primeira temporada teve um enorme destaque, pela Bundesliga, finalizando sua campanha com 29 partidas, 3 gols e 10 assistências, e uma nova posição, Rakitic passaria a jogar um pouco mais recuado, de segundo volante, sendo essa posição a mais seguida por toda sua carreira, inclusive no Sevilla, time para o qual se transferiria em 2011.
Rakitic chegou no time espanhol do Sevilla já no meio da temporada europeia, em janeiro, foi titular em 13 jogos com 5 gols apontados até sua contusão no pé o afastar do campo, no fim da temporada europeia, o que fez o croata perder os últimos quatro jogos da campanha.
Já em 2012 Rakitic recebeu um novo desafio, fazer o papel de primeiro volante, com seu papel em campo completamente trocado, Rakitic chamou atenção mais ainda dos gigantes da europa, e na temporada 2013/2014 passou a ser capitão da equipe espanhola, o que deixou os clubes grandes ainda mais encantados com seu espírito de liderança e criatividade em campo. Atraído pelo meia, o Barcelona não titubeou e oficializou a contratação do meia há poucos dias atrás, o valor ainda é um mistério. Acredita-se que o meia vai à Cataluña com a difícil missão de ser o substituto de um ídolo dos azuis-grená, Xavi, que deverá ser negociado para fora do país após a copa do mundo.
Rakitic se destaca em campo pela sua polivalência, a sua capacidade de atuar em várias posições, e alternar os lados do campo com frequência confunde qualquer tipo de marcação, que deve redobrar suas atenções contra o meia croata. Pra piorar a vida dos adversários, Rakitic possui a calma absurda de um jogador da posição, o que o faz conseguir sair de muitas jogadas perigosas com extrema facilidade, aliando-se a isso tem a precisão assustadora nos seus passes, que encontram com facilidade os jogadores da sua equipe. Acredita-se que ao lado de Modric, a Croácia estará bem servida nessa copa do mundo, pois falta de "bola redonda" os atacantes não terão.

Nenhum comentário:
Postar um comentário